• REDE DE LABORATÓRIOS

    A Rede de Laboratórios contém ofertas de serviços e informações para contato dos principais laboratórios que realizam testes e análises técnicas para o desenvolvimento de produtos no setor de HPPC

UMA parceria firmada entre

O QUE É
A REDE DE LABORATÓRIOS?

A partir de uma parceria firmada entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Setorial), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foi realizado em Janeiro de 2011 um mapeamento abrangente para criação de uma rede laboratorial nacional de fácil acesso pelas empresas. Assim, as informações disponíveis aqui refletem os dados provenientes da pesquisa realizada em janeiro de 2011 e são de inteira responsabilidade dos LABORATÓRIOS participantes. Caso a pesquisa não tenha alcançado ainda outras instituições laboratoriais, esse site permite a inclusão de novos participantes.

O projeto teve como objetivo fortalecer a cadeia produtiva por meio de ações integradas para difundir conhecimento, propiciando o desenvolvimento e melhorando a competitividade das empresas do setor, além da identificação e divulgação de uma ampla rede de laboratórios para atender à demanda do setor de HPPC. Em uma segunda etapa, será desenvolvido o Projeto de Apoio à Capacitação e Qualificação dos laboratórios interessados. Este trabalho é uma ação do PDS/HPPC (Projeto de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), criado pela ABDI, ABIHPEC e SEBRAE Nacional.

Como fazer parte da Rede de Laboratórios

A acreditação de laboratórios, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio. A Cgcre concede acreditação para laboratórios que realizam serviços de calibração e/ou ensaios em instalações permanentes, móveis, e/ou de clientes. Para instalações móveis, a concessão independe do nº de instalações.

No caso de uma organização possuir mais de uma instalação permanente, em diferentes endereços, cada uma dessas instalações é acreditada individualmente. Para uma mesma solicitação de acreditação podem estar incluídos serviços para serem realizados na instalação permanente, em instalações móveis, e/ou de clientes. A acreditação de laboratórios de calibração é concedida para um escopo, constituído por grupos de serviços de calibração, incluindo serviços, faixas e melhor capacidade de medição.

A acreditação de laboratórios de ensaio é concedida por ensaio para um determinado produto, segundo uma norma, regulamento, resolução ou procedimento desenvolvido pelo laboratório em que é estabelecida a metodologia utilizada. Esclarecimentos adicionais podem ser encontrados no endereço www.inmetro.gov.br/credenciamento ou no documento DOQ-Cgcre-001 disponível neste endereço.

Como fazer para ser reconhecido em conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório-BPL

O reconhecimento da conformidade aos Princípios das BPL deve ser solicitado por qualquer instalação de teste que realize estudos BPL para atender principalmente aos órgãos regulamentadores da área de saúde e meio ambiente, independente ou vinculada a outra organização, de entidade governamental ou privada, nacional ou estrangeira, independente do seu porte ou campo de atuação.O reconhecimento da conformidade aos Princípios das BPL abrange:

  • as instalações de teste;
  • as instalações de teste e unidades de teste envolvidas nos estudos multi-site (ou múltiplas localidades), realizado em dois ou mais diferentes locais, sendo que cada uma destas instalações pode ser inspecionada individualmente.

O Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das BPL é concedido por cada instalação de teste, considerando a área de especialidade dos estudos e categorias de itens de teste, segundo metodologias reconhecidas ou exigidas pelos órgãos regulamentadores.

Entende-se por área de especialidade dos estudos o agrupamento de testes/estudos relacionados com as principais características da substância e seu efeito no ambiente ou na saúde, quais sejam: a) testes físico-químicos; b) estudos toxicológicos; c) estudos de mutagenicidade; d) estudos ecotoxicológicos com organismos aquáticos e terrestres; e) estudos sobre comportamento em água, solo e ar e bioacumulação; f) estudos de resíduos; g) estudos de efeitos em mesocosmos e ecossistemas naturais; h) química analítica e clínica; i) estudos com Organismos Geneticamente Modificados.

Os testes relacionados com cada área de especialidade de estudos citada nesse item devem ser aqueles definidos em legislações dos órgãos regulamentadores das áreas de meio ambiente, saúde, agricultura e outros (IBAMA, ANVISA, MAPA, entre outros).

Esclarecimentos adicionais devem ser encontrados no endereço http://www.inmetro.gov.br/monitoramento_BPL. ou no documento DOQ-Cgcre-023 disponível neste endereço.

Foram encontrados 12 laboratórios.

É UM
LABORATÓRIOS?

Faça parte da Rede

CADASTRE-SE