Beleza e tecnologia: inovações em destaque no CES 2020

Em termos de novidades para o setor de beleza, o Consumer Electronics Show (CES) do ano passado foi marcado pela onipresença dos espelhos inteligentes. Na edição de 2020, porém, o grande destaque do salão foram as soluções de personalização.

Entre as muitas novidades para o segmento de beleza apresentadas na última edição do salão CES, realizado em Las Vegas, sem dúvida alguma as estrelas absolutas foram os aparelhos lançados pela L’Oréal e pela L’Occitane para fabricar, no conforto do lar, produtos cosméticos sob medida.

A beleza personalizada, versão L’Oréal

Desenvolvido pela Incubadora Tecnológica da L’Oréal, o sistema Perso oferece aos usuários soluções personalizadas com base em um processo estruturado em quatro etapas, que leva em conta o tipo de pele do consumidor, as condições climáticas locais e as preferências dos usuários.

Segundo o gigante do setor de cosméticos, o aparelho também é capaz de criar fórmulas personalizadas de batom e de base facial, mas essas funções só serão disponibilizadas posteriormente. A previsão é que em 2021 seja lançado um primeiro aparelho por uma das principais marcas de beleza do Grupo.

Cuidados personalizados e sem conservantes

A L’Occitane en Provence também decidiu apostar na personalização de cosméticos, apresentando o Duolab, aparelho desenvolvido em parceria com a Rowenta.

Duolab da L'Occitane e a Rowenta

Duolab da L’Occitane e a Rowenta

A inovação, patenteada pela empresa, consiste em um aparelho que utiliza uma gama de cápsulas - três bases hidratantes e cinco princípios ativos concentrados - e uma ferramenta de diagnóstico cutâneo. Após uma avaliação das necessidades do usuário, o sistema propõe um protocolo de cuidados personalizado. As diferentes combinações de cápsulas recomendadas pelo sistema resultam em diversos tipos de produtos para uso diurno ou noturno, que levam em conta as necessidades específicas de cada consumidor. Um processo patenteado de emulsão fabrica, em 90 segundos, uma dose única do produto feito na hora. Os clientes podem optar entre comprar as cápsulas diretamente nas lojas ou recebê-las uma vez por mês, em casa, graças a um sistema de assinatura.

Máscara 3D sob medida

A Amorepacific, principal grupo coreano de cosméticos, apresentou no CES 2020 um sistema de impressão 3D de máscaras faciais. Denominado IOPE Tailored 3D Mask, ele foi criado em colaboração com a empresa Lincsolution, especializada no desenvolvimento de sistemas de impressão 3D. A proposta da Amorepacific utiliza um aplicativo instalado no smartphone para medir as dimensões do rosto e imprimir uma máscara de hidrogel personalizada, adaptada tanto à morfologia do usuário como às necessidades de sua pele.

P&G Ventures aprimora o Opte

A P&G Ventures, start-up interna da Procter & Gamble, voltou ao salão CES 2020 para lançar uma versão aprimorada do sistema Opte Precision. Apresentada ao público no ano passado, essa impressora portátil para maquiagem oferece a possibilidade de ocultar instantaneamente os sinais de hiperpigmentação cutânea e atenuar manchas faciais, graças a uma base elaborada de maneira personalizada.

A câmera digital do Opte escaneia a pele, analisando cada imagem por meio de um algoritmo específico capaz de detectar imperfeições na tonalidade da pele, inclusive as que não sejam visíveis a olho nu. Em seguida, o aparelho deposita com precisão picolitros de gotas de Spot Optimizing Serum nas regiões hiperpigmentadas, até que a cor corresponda perfeitamente à tonalidade da pele ao redor.

Espelho inteligente portátil

Mas todas essas inovações não chegaram a ofuscar completamente os espelhos inteligentes. A novidade é que o público agora dispõe de versões desenvolvidas para uso doméstico.

Com seu mais recente produto, a HiMirror deseja democratizar o uso de espelhos conectados.

Comercializado por 119 dólares, o HiMirror Slide pode ser usado em casa, mas também cabe na mala caso o usuário queira levá-lo em suas viagens. Medindo oito polegadas, ele é equipado com dois painéis deslizantes e um suporte dobrável e rotativo que possibilita a visualização em formato retrato ou paisagem. Para facilitar a aplicação da maquiagem, duas faixas de luz LED emolduram o espelho, que é conectado com a Alexa, da Amazon, oferecendo streaming de música, acesso às redes sociais, previsão do tempo, streaming de notícias, bem como o Google Assistant.

No CES 2020 foi também apresentada uma versão Pro do HiMirror, destinada a varejistas, dermatologistas e médicos que desejem oferecer novos serviços a seus clientes e pacientes.

Espelho com IA dentro de casa

Outra marca que apresentou um espelho inteligente para usar em casa foi o fabricante coreano INCO.AI. Equipado com tela de toque LCD de sete polegadas, o Venus, novo modelo da marca, é conectado à Alexa e oferece funções de diagnóstico da pele, realidade aumentada para maquiagem, iluminação ambiental e anéis de luz LED para facilitar a maquiagem, além de outras ferramentas de inteligência artificial.

Análise da pele por smartphone

A Neutrogena relançou seu aplicativo Skin360, que agora dispensa o uso do dispositivo que, na versão anterior, devia ser colocado em contato com a pele para efetuar a análise. Na nova versão, a análise é feita simplesmente a partir de um selfie, graças à tecnologia YouCam, da Perfect Corp., que fornece resultados extremamente rápidos para um amplo leque de características cutâneas, como rugas, linhas de expressão, olheiras, manchas e texturas diversas.

Entre as muitas outras inovações apresentadas no salão CES 2020, vale destacar também a escova de dentes inteligente Oral-B iO, da Procter & Gamble, bem como os espelhos inteligentes criados pela Wella especialmente para salões de beleza.

V.G. 

(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

  • Perso, L'Oréal
  • O novo Opte da P&G
  • IOPE Tailored 3D Mask - Amorepacific
  • IOPE Tailored 3D Mask - Amorepacific
  • HiMirror
  • INCO.AI Venus
  • A nova Skin360 app da Neutrogena
VOLTAR

CONECTE-SE

com a nossa rede de usuários!

Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.

CADASTRE-SE