Eventos da ABIHPEC geram debates sobre fotoproteção
Membros de equipe da ISO que discute as metodologias para avaliação dos protetores solares apresentaram o andamento das discussões
Para promover a troca de
informações sobre proteção solar e inovações que contribuam com o
desenvolvimento da indústria e a fabricação de produtos que protejam a saúde da
população de maneira ainda mais eficaz, a ABIHPEC (Associação Brasileira de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou a 5ª edição do Workshop de
Fotoproteção e o Seminário “Talk to the Global Sun Experts” nos dias 24 e 25 de
abril, respectivamente, em São Paulo.
Os eventos foram iniciativas do
departamento de inovação e tecnologia da entidade, o ITEHPEC, e reuniram ao
todo mais de cem pessoas interessadas no tema e que representavam empresas do
setor, institutos de pesquisa e universidades, bem como especialistas de países
como Estados Unidos, Suíça e Austrália.
Um dos principais temas abordados
foi a ISO para protetores solares (ISO 24444), que envolve grupo global para
sua formatação, e que tem previsão para ser aprovada em 2020. Uli Osterwalder,
um dos participantes do grupo, apresentou novos métodos para avaliação de
protetores solares in vivo e in vitro, que podem auxiliar a indústria em seus processos
de fabricação futuros.
Temas como hábitos de consumo,
campanhas de incentivo ao uso e inovações da indústria também foram debatidos.
Na opinião dos participantes, a iniciativa contribuiu para o compartilhamento
de conhecimento importante para que a fotoproteção seja pensada sob diversas
perspectivas.
“Estimular a inovação e o
desenvolvimento da indústria de HPPC é uma das atribuições da ABIHPEC, e
situações como estas são essenciais para isso e para posicionar o Brasil entre
os países que detém conhecimento de ponta sobre o tema. Agradecemos os
palestrantes que abrilhantaram nossa programação ao compartilhar seu
conhecimento e elevaram o nível dos eventos”, disse o presidente-executivo da
ABIHPEC, João Carlos Basílio.
Sérgio Oliveira, diretor de
P&D da Johnson & Johnson e membro do Conselho Científico-Tecnológico da
ABIHPEC, ressaltou a importância de se debater a fotoproteção considerando
diversos ângulos e contextos globais. “Reunir especialistas de diversos países
para tratar o tema considerando aspectos científicos, tecnológicos,
educacionais e comunicacionais é uma maneira de expandir nossas percepções e
aprimorar nosso conhecimento”, afirmou.
Nesse sentido, o diretor de
Assuntos Médicos, Operações Clínicas e Pesquisas sobre Proteção Solar da Bayer
nos Estados Unidos, Eduardo Ruvolo, destacou a importância de se disseminar
informações sobre fotoproteção pela sociedade. “É preciso levar o conhecimento
para fora dos centros de pesquisa para criarmos uma cultura de proteção solar
em todo o mundo, principalmente no Brasil que é um mercado grande e importante
globalmente” disse o especialista.
Carlos Praes, presidente do
Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, disse ter sido surpreendido com a
qualidade das apresentações ocorridas nos encontros. “Há bastante tempo não
tínhamos a troca de informações tão valiosas aqui no Brasil. Antes tínhamos que
ir ao exterior para obter este tipo de conhecimento, mas com estes encontros o
conhecimento veio até nós. São informações de vanguarda que com certeza
contribuem com o desenvolvimento de produtos inovadores de maneira que seja
atendida a regulamentação internacional”, relata.
O dermatologista Sérgio Schalka,
diretor da Medicin Instituto da Pele, valorizou a importância de um tema como
fotoproteção ser debatido aqui no Brasil, país com alta incidência solar. “É
raro reunirmos especialistas como estes, e foi muito importante que isso tenha
ocorrido no nosso país. Saímos daqui com perspectivas que com certeza irão
contribuir com o desenvolvimento de protetores solares com qualidade ainda mais
aprimorada”, afirmou.
É o que ressaltou a gerente de inovação da ABIHPEC, Marina Kobayashi. “Nosso objetivo com esses encontros é agregar valor aos participantes com as mais atualizadas informações e um elevado patamar de conhecimento sobre a matéria da fotoproteção”, disse.
Representantes de diversas empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos estavam nos encontros e se mostraram satisfeitos com a informações compartilhadas, é o caso da gerente de engajamento científico da Johnson & Jonhson, Bárbara Frias. “Nestas situações percebemos a grande quantidade de perspectivas com as quais podemos abordar a fotoproteção. Se há tanta informação para ser trocada entre cientistas e especialistas, imagina o quanto a população ainda precisa ser informada. Eventos como estes são fundamentais para isso e precisamos reforçar a conscientização através, por exemplo, de mais incentivos do governo para campanhas de conscientização”, disse ela.
Fonte: ABIHPEC
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