O debate aconteceu no último dia 28 de junho e apresentou vários esclarecimentos e diversas oportunidades
O debate aconteceu no último dia 28 de junho e apresentou vários
 esclarecimentos e diversas oportunidades 


Os produtos mais sofisticados têm atraído cada vez mais o interesse do consumidor em todo o mundo. Para conquistar esse público, as marcas passaram a oferecer produtos das categorias chamadas Premium e Masstige. Ambas fazem parte do segmento luxo, mas apresentam preços mais acessíveis.

Entender o comportamento desse novo consumidor foi assunto do Workshop ITEHPEC Novas Segmentações do Luxo: Premium e Masstige. O ITEHPEC é a área de inovação e tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Os dois segmentos já representam 36% do mercado de luxo mundial e os cosméticos representam parte importante desse resultado.

Segundo Patrícia Diniz, especialista em marketing e universo de luxo que ministrou o workshop, essas novas segmentações muitas vezes não recebem a devida atenção. “Esses são segmentos de mercado que são muito pouco analisados. Existem inúmeros estudos e estratégias para trabalhar em mercado de luxo, mas sobre Premium e Masstige ainda encontramos pouco material”, afirma.

No workshop, foram analisados os conceitos e os principais aspectos do comportamento desses públicos. Segundo Patrícia, produtos do segmento Premium se caracterizam por uma qualidade superior e pela entrega de uma experiência de personalização, exclusividade ou pertencimento. Já o termo Masstige, se refere ao prestígio atribuído a um produto essencialmente por causa da sua marca. A especialista explica que os consumidores desses produtos são chamados de excursionistas do luxo. “São aqueles que passaram a ter condições de consumo, fazem uma seleção das categorias que consideram importantes e gastam nelas muito mais do que eles gastariam com qualquer outro produto”.

Na opinião de Marina Kobayashi, gerente de inovação da ABIHPEC: “Esse segmento continua indicando oportunidades no setor de cosméticos. Nesse contexto, o workshop foi importante ao destacar uma série de aspectos, desde o perfil do consumidor brasileiro e fatores que influenciam a decisão de compra, até o posicionamento das marcas no mercado de luxo”.

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