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Projeto Pioneiro em Educação Olfativa Forma Primeira Turma

Alunos do curso pioneiro de qualificação em consultoria de vendas especializada em perfumes celebram a formatura abrindo assim um novo caminho na capacitação do setor

A qualificação em consultoria de vendas especializada em perfumes é uma parceria entre a entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e sua área de inovação, ITEHPEC, e o Governo do Estado de São Paulo através do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição que administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 71 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, e que conta com quase 300 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos. O curso conta com a direção técnica de Renata Ashcar, reconhecida autoridade da perfumaria no Brasil com dezenas de publicações e realizações no campo educacional e cultural.

O projeto contempla aulas diárias durante 1 semestre e soma 500 horas de estudo divididas entre história da perfumaria, linguagem olfativa, matérias primas, técnicas de venda, marketing, formação de preços e logística entre outras matérias para tornar a base educacional dos profissionais da área bastante sólida.

“Considerando que hoje o Brasil é hoje um dos líderes no consumo mundial de perfumes, é natural que os profissionais da área de varejo precisem de uma melhor capacitação, a demanda neste campo é enorme” comenda Renata idealizadora do projeto.

Foram 3 anos entre conversas com a instituição de ensino, definição da matriz curricular, editais e a escolha do local onde seriam as aulas, que hoje acontecem no Parque da Juventude, antigo complexo carcerário do Carandiru. Lugar aliás que se tornou uma referência em ensino diferenciado para a população da cidade com diversos cursos na área de artes e ciências humanas.

Dando continuidade ao trabalho já desenvolvido anteriormente por Renata junto a Fundação Dorina Nowill, o curso hoje acolhe também pessoas com deficiência visual, como a aluna Gabriela Cavalcante que foi destaque na primeira turma por tirar a nota máxima e não ter nenhuma falta. A deputada federal Mara Gabrili esteve presente na formatura e falou sobre a importância da educação inclusiva: “Projetos que sejam acessíveis a pessoas com deficiência são ainda mais relevantes para toda a comunidade”, completou Mara.

São 22 alunos que se formam na primeira turma advindos de importantes empresas da área como por exemplo a espanhola Puig, responsável por marcas como Carolina Hererra, Nina Ricci, Paco Rabanne, Prada e Antonio Banderas que foi o principal patrocinador do curso acreditando na capacitação de seu time: “Os resultados do projeto são claramente observados no desempenho da equipe, continuamos acreditando que esta, é sem dúvida alguma, a melhor maneira de elevar a qualidade profissional no varejo de perfumaria” menciona Rodrigo Agnelli, supervisor de sell-out de perfumaria da Puig.

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