2ª WEBINAR INOVAÇÃO ABIHPEC DE ECONOMIA CIRCULAR
Cases e Aprendizados na Transição para Embalagens Circulares
INSCREVA-SE E TENHA ACESSO A TODAS AS AULAS
2ª WEBINAR INOVAÇÃO ABIHPEC DE ECONOMIA CIRCULAR Ocorrido em 24/10/2024.
|
09:00 - Abertura
Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC
Luciana Pellegrino, Diretora da ABRE
09:10 - Design de embalagem sustentável
Cristiane Zeni, Diretora de Projetos da Mudrá
O desenvolvimento de embalagens tornou-se uma tarefa desafiadora e de grande responsabilidade para as empresas e profissionais envolvidos. A redução de desperdícios e de impactos ambientais são ações necessárias e estratégicas. Isso porque não se trata apenas de uma ferramenta de vendas, visto que embalagens mal projetadas podem dificultar os processos, reduzindo a eficiência global e aumentando de custos de produção e logística. Embalagens mal projetadas também podem comprometer a imagem da marca, por refletir negativamente na percepção dos consumidores em relação à qualidade e confiabilidade dos produtos. Por isso, é importante que as empresas e profissionais envolvidos no desenvolvimento de embalagens ampliem seu olhar sobre o projeto para uma visão sistêmica sobre toda a cadeia da embalagem, buscando soluções cada vez mais eficientes e inovadoras. A transformação sustentável começa com a conscientização e a ação coordenada em toda a cadeia de suprimentos. Ao reimaginar o design, uso e descarte de embalagens, as empresas podem não apenas atender às expectativas ambientais, mas também fortalecer sua posição competitiva no mercado.
09:35 - Avanços e Cases em Circularidades de Embalagem no Grupo Boticário
Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçao de Produtos do Grupo Boticário
10:00 - L’Oréal para o futuro – Case de Elseve Glycolic
Filipe Souza, Coordenador de Embalagens da L'Oréal
Desde 2020, a Loreal tem um plano de sustentabilidade com metas até 2030 dividas nos 3R : Reduce, Replace, Recycle (Reduzir, Substituir,Reciclar). Alinhados com os outros 2 pilares da L’Oreal : Segurança e qualidade. Esse plano norteia todos os lançamentos e renovações dentro das marcas, com isso iremos contar o case de Elseve Glycolic Gloss, o grande lançamento da marca Elseve de 2024, reportando a trajetória, desafios e logros do projeto e como temos conseguido implementar as metas dentro dos projetos.
10:25 - Intervalo
10:35 - Economia Circular do Plástico
Agustina Sitler, Gerente de Compras Regional da Unilever
Leandro Fagundes, Coord. Sênior de R&D Embalagens & Sustentabilidade da Unilever
A Unilever tem avançado de forma significativa no uso de resina reciclada pós-consumo de diferentes tipos de plásticos. Encontrar soluções que viabilizem a reintrodução de diferentes tipos de resíduos plástico até mesmo os mais complexos tem sido um desafio! Nesta palestra apresentaremos cases de diferentes níveis de complexidade, onde desafios foram superados para incorporar resina PCR para embalagens de diferentes segmentos, tecnologias e aplicações.
11:00 - Transformação Sustentável, Desafios e Soluções: Nossa experiência na transição para Embalagens Circulares
Ariana Gaffo, Coordenadora Líder de Sustentabilidade para América Latina da Kenvue;
Abordaremos os principais esforços de transição para embalagens circulares: equipes envolvidas, parceria com fornecedores. Mostraremos como diferentes departamentos colaboraram e o processo de engajamento dos fornecedores na adoção de práticas sustentáveis, assegurando que cada etapa da cadeia de suprimentos esteja alinhada com os princípios de circularidade.
Posteriormente, destacaremos o papel de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no avanço da inovação e tecnologia, focando em soluções que promovem o uso de materiais sustentáveis e a reciclagem. Também falaremos sobre os desafios enfrentados, como a adaptação de processos e superação de barreiras técnicas, financeiras, etc, que foram chave para o sucesso na implementação dos projetos.
Finalizando, falaremos sobre a transição das embalagens atuais para as circulares, detalhando o papel dos fornecedores de matéria-prima e a importância de parcerias estratégicas para garantir que os materiais utilizados sejam sustentáveis e alinhados com as metas de economia circular
11:25 - Mesa redonda (moderação)
Luciana Pellegrino, Diretora da ABRE
12:00 - Encerramento
-
Marina Kobayashi
Gerente de Inovação da ABIHPECGraduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Business School de São Paulo e especialização na área de inovação. Atuou em segmentos diversificados nas áreas de planejamento, estratégia corporativa, investimentos e gestão de projetos.Atualmente é Gerente de Inovação e é responsável pelo Planejamento Estratégico e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.É responsável pela articulação de parcerias, facilitação do processo de inovação e captação de recursos para investimentos em inovação para o setor. -
Luciana Pellegrino
Diretora da ABREDiretora da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem. Vice-Presidente de Marketing da WPO - World Packaging Organisation. Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.
-
Cristiane Zeni
Diretora de Projetos da MudráMestre em Engenharia de Produção e Designer de Produto com intercâmbio em Product Design Engineering pela Brunel University London. Mais de 6 anos de experiência no mercado de embalagens e mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de produtos sustentáveis. Atualmente Diretora de Projetos na Mudrá, pesquisadora e consultora.
-
Gustavo Dieamant
Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo BoticárioDiretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçao de Produtos do Grupo Boticário para todas as Categorias. Farmacêutico pela PUC-Campinas, Mestre em Faramcologia e Doutor em Imunoendocrinologia Cutânea pela UNICAMP. Mais de 20 anos de experiência no segmento, passando por empresas de B2B e B2C e autor de mais de 30 publicações científicas e patentes. Membro do Conselho Científico-Tecnológico da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC.
-
Filipe Souza
Coordenador de EmbalagensFormado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) , MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC-RJ. Trabalha na L’Oréal desde 2015 dentro do setor de desenvolvimento de embalagens, responsável por grandes lançamentos como Colorama Gel, Elseve Capsula, Elseve Hialurônico e recentemente Elseve Glyco Gloss.
-
Agustina Sitler
Gerente de Compras RegionalGerente de compras regional na Unilever, responsável atualmente pelo desenvolvimento de fornecedores de resinas pós consumo em latino America. Agustina tem mais de 20 anos de experiencia em strategic sourcing, e nos últimos 5 anos com foco em compras de materiais de embalagem.
-
Leandro Fagundes
Coord. Sênior de R&D Embalagens & SustentabilidadeGraduado em Engenharia Química pela Faculdade Anchieta, Leandro Fagundes é Especialista em Desenvolvimento de Embalagens com foco na Sustentabilidade. A 15 anos desenvolve soluções em embalagem para a Unilever tendo passado por marcas importantes como Seda, Dove, TRESemme, Knorr, OMO e Comfort. Atualmente responsável pelas marcas da categoria de Home Care em LatAm, tem o papel fundamental de garantir soluções otimizadas sobre o uso do plástico e também por fomentar o uso de resina pós consumo. Além disso, tem atuado fortemente em iniciativas voltadas para a circularidade, buscando soluções que viabilizam a revalorização em grande escala, inclusive de tecnologias mais complexas, como flexíveis.
-
Ariana Gaffo
Coordenadora Líder de Sustentabilidade para América LatinaEngenheira Química com especialização em Polímeros e mais de 16 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens em empresas líderes como Kenvue, Johnson & Johnson, Kimberly Clark e L’Oreal. Especialista em embalagens rígidas, flexíveis e de papel, atualmente é SME (Subject Matter Expert) em projetos de Womens Health e Sustentabilidade para a América Latina. Lidera iniciativas focadas em inovação, sustentabilidade, redução de custos e excelência na execução de projetos com foco no consumidor.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Meio Ambiente, Assuntos Regulatórios, Pesquisadores de ICTs, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.
INFORMAÇÕES
Local
ONLINE
Dia(s) e horário(s)
DIA às 09:00 até 12:00
-
VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP
- INSCRIÇÃO DO DIA Grátis
VALOR NÃO ASSOCIADO
- INSCRIÇÃO DO DIA - R$ 600,00
programa de capacitação
- participe
- inscreva-se
- vagas limitadas
PARA MAIS INFORMAÇÕES
inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3185-4953
+55 (11) 3372-9865
INFORMAÇÕES GERAIS
FORMA DE PAGAMENTO
O valor poderá ser pago com cartão de crédito ou no boleto bancário (Boleto ABIHPEC) em 1x. O usuário deve escolher uma das opções de pagamento:
- Cartão de crédito via Paypal
- Boleto da ABIHPEC (OPÇÃO APENAS PARA ASSOCIADOS ABIHPEC): a partir da inscrição realizada, o boleto é enviado em alguns dias para o e-mail informado no formulário de inscrição.
OBS.: a inscrição terá validade a partir da confirmação do pagamento.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
O aluno que desistir do treinamento no período compreendido entre sua inscrição e 07 (sete) dias corridos após o recebimento do link de acesso terá o direito de solicitar, por meio de mensagem eletrônica para inovacao@abihpec.org.br, a devolução de 80% do valor pago. Caso o aluno não manifeste formalmente a sua desistência, sua situação será caracterizada como abandono de treinamento, não permitindo nenhuma devolução de qualquer valor já pago nem cobranças posteriores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: inovacao@abihpec.org.br ou ligue para (0xx11) 3372-9865/ 3185-4953.
outros TREINAMENTOS NO CALENDÁRIO
CONECTE-SE
com a nossa rede de usuários!
Um espaço onde os usuários podem se apresentar. O objetivo da rede é facilitar a conexão e criação de parcerias.
CADASTRE-SE